As aulas de laboratório de Matemática acontecem no Espaço Maker do Ateneu

Para que serve uma aula de laboratório de Matemática?

Quando se fala em laboratório, geralmente imagina-se uma sala com tubos de ensaios científicos ou vários computadores e outros equipamentos tecnológicos espalhados para estudos de Ciências da Computação.

Mas e uma aula de laboratório de Matemática, qual a sua finalidade? São muitas. Elas servem para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos matemáticos adquiridos durante as aulas.

A exemplo disso, recentemente, os alunos do Ensino Médio fizeram uso das aulas de laboratório no Espaço Maker do ATENEU em uma atividade prática de Geometria para aprimorar o estudo dos triângulos e quadriláteros. Como resultado dos estudos, os participantes construíram o Tangram (jogo formado por 7 peças  geométricas – polígonos) a partir de um quadrado de 8cm de lado.

Em seguida, realizaram os cálculos necessários para obter a medida de cada um dos lados dos polígonos que compõe o jogo e calcularam também a área de cada uma das peças.

Para finalizar a atividade, os alunos foram convidados a montar uma forma que tivesse significado para si (algo que trouxesse uma lembrança, um sentimento, um desejo etc.) e também a realizar o cálculo do perímetro da figura de uma casa montada com as peças de um quebra cabeça.

Em outra aula, os alunos puderam praticar os conhecimentos adquiridos sobre triângulos semelhantes e foram desafiados a medir a altura da sala de aula e, também, a altura da quadra da escola a partir da utilização de um esquadro de 45º, um canudo de refrigerante e uma trena, sendo a única regra não utilizar a trena para fazer a medição direta das alturas.

Os procedimentos mostraram que o desafio é possível de ser realizado, tal como fez o filósofo e matemático Tales de Mileto para medir a altura da Pirâmide de Quéops, utilizando uma haste fincada na areia do deserto – quando a sombra da haste tivesse o mesmo comprimento da haste, a sombra da pirâmide também teria a medida igual a altura da pirâmide.

É muito interessante acompanhar o desenvolvimento da atividade e testemunhar a ajuda mútua entre os alunos para a realização dessas tarefas conjunta, justamente porque elas permitem juntar esforços, trocar opiniões, somar saberes, exercitar habilidades e transformar teorias em práticas.

E isso tudo se faz em uma aula de laboratório de Matemática, algo bastante trabalhado no Colégio Ateneu que busca aliar a teoria à prática, sempre de forma dinâmica e prazerosa.

Deixe um comentário