Prova do ENEM: uma preparação diária no Colégio ATENEU

Ao longo de todo o ano letivo, os alunos do Ensino Médio do Colégio ATENEU passam por uma série de atividades pensando não apenas nas ações cotidianas de suas respectivas séries como também formas de alcançar bons desempenhos nos principais vestibulares e conquistar excelente pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a finalidade de entrar em importantes universidades públicas do país.

A exemplo disso, a instituição promoveu neste mês de abril um encontro entre os estudantes e os professores de Filosofia e Redação do Colégio para tratar exclusivamente da prova de redação desse tão concorrido exame.

Vale destacar que diferente de alguns vestibulares, o ENEM cobra uma única estrutura textual. A redação deve ter entre 7 e 30 linhas e qualquer texto que não cumpra com esse limite é zerado pelo corretor. Além, disso, o repertório cultural do estudante, alinhado a uma boa estrutura, faz toda a diferença, por essa razão entende-se a necessidade de trabalhar esse tema com bastante frequência.

Prepará-los academicamente e emocionalmente para estes desafios é fundamental, uma vez que são estes os exames de acesso ao ensino superior, para que os alunos deem continuidade aos seus estudos nas carreiras escolhidas.

Desta forma, torna-se possível aliar todos os eventos, palestras, workshops e outras atividades extracurriculares desenvolvidas durante o ano com tudo o que já é trabalhado em sala no Ensino Médio nas diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) abarcando, assim, todos os conteúdos do ENEM e dos editais das principais universidades públicas estaduais e federais, além das universidades privadas de renome.

No ano de 2022, por exemplo, diversos alunos conquistaram vagas em importantes universidades federais, aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), com base no excelente desempenho de pontuação do ENEM, fruto do esforço dos próprios estudantes, da infraestrutura oferecida pelo ATENEU e dedicação dos profissionais professores e coordenadores envolvidos.

Segue a relação dos aprovados pelo SISU.

Luana Viudes – Universidade de Pelotas – Ciências Sociais

Vitória Nervis – UFABC – Ciências  e Tecnologia

Lavínea Rodrigues – Universidade Federal de Sergipe – Cinema e Audiovisual

Julia Souza – Unifesp – Serviço Social

Marcos Duran – UFABC – Ciências e Tecnologia

Livia Teixeira – Universidade Federal de Santa Maria – Relações Públicas

Danilo Teixeira – Universidade Federal de Santa Maria – Engenharia Mecânica

Guilherme de Britto – UFABC – Ciência e Tecnologia

Vinícius Pereira – UFABC – Ciência e Tecnologia

Deixe um comentário