Nosso Projeto Pedagógico tem como eixos de trabalho o que denominamos de 3 C’s (Conhecimento, Cultura e Cidadania), eixos introduzidos na Educação Infantil e que adquirem novas dimensões no Ensino Fundamental I.

Neste segmento inicia-se uma maior formalização dos conteúdos, que se dividem em disciplinas a partir do 1o ano. Assim, o processo de alfabetização, cuja introdução se deu na Educação Infantil, é concluído no Ensino Fundamental I, à medida em que o desenvolvimento da linguagem se desdobra em um trabalho conjunto de Língua Portuguesa com as demais áreas. Disciplinas como História e Geografia, por exemplo, além de seus conteúdos específicos ligados à vida humana e seus espaços, contribuem fortemente para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, assim como Ciências, Arte e Matemática com construções específicas no campo da leitura e dos registros, tais como tabelas, gráficos, imagens e outros.

A Matemática, trabalhada inicialmente de forma mais concreta, vai ganhando mais sentido pela relação com o cotidiano, sempre com foco no desenvolvimento do pensamento matemático e da visão espacial para uma aprendizagem significativa e não mecanizada.

Em Ciências, uma abordagem mais investigativa com realização frequente de experimentos apresenta conceitos-chave para a continuidade dos estudos nesta área, preparando o aluno para o aprofundamento de seu conhecimento científico no decorrer dos anos.

A linguagem artística, representada por diversas formas de expressão da arte e manifestação da cultura, assim como a língua estrangeira (Inglês) ficam contempladas tanto no eixo de conhecimento quanto de cultura durante todo o Ensino Fundamental e, por esta razão, assumem papel bastante importante no projeto. São formas de ampliar a visão de mundo do aluno, torná-lo produtor e consumidor de arte, aguçar sua criatividade e prepará-lo para as demandas da globalização com toda a diversidade cultural e linguística que ela impõe.

Projetos interdisciplinares, sequências didáticas e aulas dialogadas estão entre as principais estratégias utilizadas pela equipe de professores. Eles envolvem uma participação mais ativa do aluno, em que assume atitude protagonista, o que promove mais motivação e resulta em uma aprendizagem mais ampla e aprofundada. Assim, grandes projetos organizados anualmente, além de outros de menor porte ou sequências didáticas, são pensados para enriquecer e complementar o trabalho, por exemplo, com leitura e escrita (Semana Literária), com línguas estrangeiras (Semana de Línguas Estrangeiras), Mostra Cultural, que abarca diversos projetos interdisciplinares de diferentes áreas, dentre outros. E como ampliação de repertório cultural, contamos com saídas pedagógicas a museus, teatro e exposições.

A Educação Física e as atividades esportivas perpassam todo o ciclo da educação básica, assim como as atividades extracurriculares culturais, ampliando as possibilidades de participação social dos alunos. Por meio delas, é possível desenvolver habilidades físicas específicas, assim como se configuram em um importante recurso para a construção gradativa das competências socioemocionais, como o trabalho cooperativo, a tomada de decisão e a capacidade de lidar com pressão. Valores como respeito e ética são o fio condutor de todas as ações educativas no ATENEU, mas nestas áreas ficam ainda mais evidenciadas, já que estão relacionadas ao ganhar e perder.

Em relação à cidadania, trata-se de um eixo interligado aos demais, à medida em que dele emergem as situações cotidianas que são regidas pelo limite da regra. Dele também partem ações como as assembleias de sala – discussões sistemáticas e organizadas acerca das questões do dia a dia, focando no respeito como elemento primordial da convivência e da prevenção ao bullying. As assembleias podem ser consideradas como um modelo estruturado de exercício da democracia, quando o aluno tem voz e voto, pode sugerir e propor soluções, da mesma forma que deve saber ouvir e aceitar a opinião alheia. É também neste eixo de trabalho que estão organizadas as ações de orientação de estudos, como forma de atingir metas e objetivos acadêmicos. Trata-se de mais uma frente de trabalho contínuo e gradativo de desenvolvimento das competências socioemocionais. Perpassando o eixo da cidadania também está a prática solidária, sempre presente a partir de problematizações colocadas aos alunos de diferentes formas, em diferentes contextos, momentos e situações ao longo de sua vida escolar.

A tecnologia está sempre presente no cotidiano do Colégio, quer seja por meio de projetos específicos ou de forma sistemática nas aulas de LCP – Laboratório de Criação e Projetos. Ressaltamos aqui que o aluno é colocado não só como consumidor, mas especialmente como produtor de tecnologia. Inserido na cultura Maker, ele projeta, pesquisa e aplica recursos tecnológicos e conceitos para criar objetos que guardam relação com conteúdos acadêmicos estudados em sala e/ou com os projetos interdisciplinares dos quais está participando.

E para que nosso projeto pedagógico seja colocado em prática, os espaços são estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização de alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aula, convivência ou momento de alimentação. Assim, nossas amplas e arejadas salas de aula, o laboratório de ciências, espaço Maker, espaço construtivo, refeitório, a quadra e o ginásio poliesportivo, as salas de dança, ginástica, judô e música, a sala de leitura, o auditório e o pátio, assim como a piscina, são alguns dos principais espaços colocados à disposição dos nossos alunos.

Períodos Integral e Semi-integral Bilíngues

Nossas famílias do Fundamental I contam com a opção do período integral e semi-integral bilíngues.

Trata-se de um período estendido contratado para além do horário de aulas, que coloca à disposição dos alunos uma estrutura de profissionais, espaços e atividades diversificadas.

Neste período estendido, há momentos de estudo, de realização de lição de casa com acompanhamento de profissionais, além de muitas atividades recreativas e esportivas planejadas. A alimentação é oferecida no Colégio, a partir de um cardápio elaborado por nutricionista.

Distribuída ao longo da semana, uma ampla carga horária de língua inglesa está dentre as atividades desenvolvidas pelos alunos do período integral e semi-integral, permitindo que eles desenvolvam habilidades orais, de leitura e escrita na língua. São atividades nas áreas de Ciências, Matemática, História, Geografia e Artes, contemplando um programa bilíngue integrado.