Nesta fase há progressiva sistematização das aprendizagens da Educação Infantil com foco inicial na alfabetização e a construção de novos conhecimentos, de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

E o desenvolvimento de novas relações com o mundo para a construção de novos conhecimentos por parte das crianças.

Nos dois primeiros anos, dispensamos uma atenção especial para o processo de alfabetização, para que desenvolvam habilidades de leitura e escrita e se envolvam nas práticas de letramento que assumem, paralelamente, desdobramentos em todas as áreas do conhecimento, das ciências à Matemática.

Durante todo o ciclo do Ensino Fundamental, as áreas são trabalhadas de forma integrada e interdisciplinar com objetivos ao mesmo tempo comuns e específicos de cada componente:

• Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Inglês) nos eixos: verbal, escrito, visual, sonoro, corporal e digital;
• Matemática e seus campos – aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade – gradativamente apresentados ao longo dos anos;
• Ciências da Natureza (disciplina de Ciências e LCP – Laboratório de Criação e Projetos), que envolvem a capacidade de compreensão do mundo natural, social e tecnológico;
• Ciências Humanas (História e Geografia) – desenvolvendo saberes espaço-temporais para compreender circunstâncias históricas e geográficas.

Na área de Linguagens a Arte é representada por diversas formas de expressão e manifestação da cultura e assume papel bastante importante no projeto com aulas de Artes Plásticas (Visuais) e Música. São formas de ampliar a visão de mundo do aluno, torná-lo produtor e consumidor de arte, aguçar sua criatividade e prepará-lo para a diversidade cultural.

A tecnologia está sempre presente no cotidiano do Colégio, quer seja por meio de projetos específicos ou de forma sistemática nas aulas de LCP – Laboratório de Criação e Projetos. Ressaltamos aqui que o aluno é colocado não só como consumidor, mas especialmente como produtor de tecnologia. Inserido na cultura Maker, ele projeta, pesquisa e aplica recursos tecnológicos e conceitos para criar objetos que guardam relação com conteúdos acadêmicos estudados em sala e/ou com os projetos interdisciplinares dos quais está participando.

A formação ética para o respeito ao ambiente e à coletividade e para fortalecer valores como solidariedade estão presentes em todas as ações educativas do Ateneu. Desta forma, contribuímos para o desenvolvimento gradativo da autonomia, de forma que nossos alunos possam se tornar cada vez mais proativos, críticos e reflexivos dentro e fora do ambiente escolar.

Alfabetização

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais conclui-se o processo de alfabetização, cuja introdução se deu na Educação Infantil, respeitando-se o ritmo de cada criança. Sempre partindo das hipóteses das crianças a respeito da língua e sua construção, o desenvolvimento da linguagem se desdobra em um trabalho conjunto de todas as áreas nesta fase.

Por meio de experiências de leitura, escrita e oralidade, apresentadas em forma de temáticas e gêneros  variados, com ou sem o uso de recursos tecnológicos, as crianças constroem, aprimoram e refinam gradativamente o uso e sentidos da língua ao longo dos anos,  ao mesmo tempo que elaboram o conhecimento nas diferentes áreas. 

Projetos Didáticos

O estímulo à curiosidade, à criatividade e ao espírito de investigação, assim como a busca por soluções para situações-problema e atividades mão na massa com ou sem o emprego da tecnologia são elementos muito presentes nos projetos didáticos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Assim, projetos interdisciplinares, sequências didáticas, atividades permanentes e ocasionais, aulas dialogadas e projetos especiais fomentam a participação ativa do aluno, que assume atitude protagonista e, portanto, demonstra mais motivação e engajamento para uma aprendizagem mais ampla e aprofundada.

Todo esse processo é permeado por valores humanos, que levam em conta que cada criança é única, tem suas ideias e sua própria forma de construir o conhecimento.

Acompanhamento Educacional

Nesta fase de início da formalização acadêmica, os estudantes contam com acompanhamento individualizado da equipe educacional para seu pleno desenvolvimento e para que possam se autoconhecer e lidar positivamente com seu processo de aprendizagem e suas emoções. 

São princípios do trabalho da Orientação Educacional fortalecer e propor intervenções para que o estudante potencialize sua aprendizagem, se autorregule e desenvolva seu senso de ética, responsabilidade e justiça para a prática cidadã. 

No Ateneu, é de responsabilidade da Orientação Educacional no Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

  • conduzir as assembleias de sala para instituir e assegurar a participação democrática; 
  • acompanhar individual e/ou coletivamente o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos socioemocional, físico e cognitivo; 
  • promover parceria e diálogo constante com as famílias; 
  • organizar propostas de intervenção pedagógica e educacional; 
  • planejar e operacionalizar projetos voltados à convivência e prevenção a comportamentos de risco e bullying;
  • apoiar a equipe de professores no trabalho com as competências socieomocionais em todas as áreas e segmentos.

Este trabalho estruturado é o alicerce de nosso projeto educativo, entrelaçando práticas, processos e pessoas em diferentes perspectivas e  dimensões para uma formação integral do nosso aluno.

Períodos Estendido e Semi Estendido Bilíngues

Nossos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais contam com a opção de ampliação do horário escolar para um período estendido ou semi estendido bilíngue, que coloca à disposição uma estrutura de profissionais, atividades e espaços diversificados.

O programa bilíngue possui uma ampla carga horária de língua inglesa que, distribuída durante a semana, permite o desenvolvimento de habilidades orais, de leitura e escrita.

De forma integrada às áreas de Ciências, Matemática, História, Geografia e Artes, a criança vai gradativamente aprendendo a língua e por meio dela, desenvolvendo um amplo vocabulário acadêmico e avançando na aprendizagem do idioma para fins muito além do que meramente sociais.

Também estão planejados momentos de estudo, de realização de lição de casa com acompanhamento de profissionais, além de muitas atividades recreativas, esportivas e culturais para preencher de forma produtiva e estimulante o tempo da criança no Colégio. 

A alimentação é fornecida pelo Colégio, a partir de um cardápio elaborado por nutricionista.

Atividades Esportivas, Culturais e Extracurriculares

A estrutura de atividades esportivas, culturais e extracurriculares do Ateneu é bastante completa, possibilitando ao nosso aluno experimentar diferentes modalidades e praticar aquelas que despertam seu interesse e prazer, atendendo a alguns critérios de progressão do conhecimento ao longo dos anos.

Para além das aulas de Educação Física da matriz curricular, cujos objetivos se conectam com as atividades esportivas e culturais oferecidas adicionalmente, esta é uma área de muita importância em nosso projeto educativo, na medida em que se configura como um conjunto de práticas corporais que permitem:

  • ampliação da consciência do corpo e seus movimentos;
  • ampliação dos recursos para o cuidado de si;
  • apropriação da cultura corporal para favorecer a participação do aluno na sociedade, que se traduzem aqui em competições e festivais esportivos internos e externos, mas não restritos a eles.

Já as atividades culturais têm como proposta ampliar o repertório cultural dos estudantes, contribuindo para novas experiências e para a construção de normas e valores relacionados ao exercício da cidadania.

Estão entre os esportes e atividades culturais e extracurriculares oferecidos no Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

  • Iniciação Desportiva;
  • Ginástica Artística;
  • Ginástica Rítmica;
  • Dança;
  • Natação (atividade extracurricular – custo adicional);
  • Judô; 
  • Xadrez;
  • Damas;
  • Futsal (atividade extracurricular – custo adicional);
  • Violão (atividade extracurricular – custo adicional).

O aluno pode optar por até duas modalidades sem custo adicional, não havendo limite para as demais.

Projetos Multisseriados, Projetos Especiais e Eventos

No decorrer do ano letivo, diversos projetos e eventos são organizados junto aos alunos do Colégio com adequações para cada faixa etária/segmento. Para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, são realizados:

  • Mês Literário – intensificação das ações voltadas a narrativas literárias e expansão do trabalho com a literatura (encenações, leituras dramáticas, entre outras atividades), promovendo, ainda, interações entre grupos.
  • Semana da Criança – organização de diversas atividades para celebração do Dia das Crianças.
  • MAC – Mostra Ateneu Contínua de Trabalhos – encontros abertos com o objetivo de aproximar as famílias do cotidiano escolar e promover interação entre pais e filhos.
  • Festa Junina – celebração desta tradicional manifestação da cultura brasileira, explorando todos os elementos culturais possíveis junto às crianças.
  • Saídas pedagógicas e culturais – de acordo com os projetos desenvolvidos com cada grupo podem ser organizadas, sendo elas visitas a museus, teatro, exposições, entre outros. Podem, ainda, se configurar, como atividades exclusivas de ampliação de repertório.
  • Ateníadas – Olimpíadas internas do Ateneu;
  • Projeto Conviver – ações contínuas para a boa convivência, prevenção ao bullying e a comportamentos de risco, construção de valores e desenvolvimento das competências socioemocionais.

Espaços

Para que nosso projeto educativo seja colocado em prática, os espaços são  estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização de alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aula, interação ou convivência.

Assim, estão disponíveis: amplas e arejadas salas de aula com equipamentos multimídia, laboratório multidisciplinar de Ciências da Natureza, espaço Maker, espaço Colaborativo, espaço Construtivo, quadra e ginásio poliesportivo, salas de dança, ginástica, judô e música, sala de leitura e pesquisa, auditório, ampla área de convivência e bosque, assim como piscina aquecida e outros espaços multiuso, adaptáveis às variadas propostas aplicadas.