No Ensino Médio, etapa final da educação básica, os estudantes consolidam, aprofundam e ampliam sua formação, além de aprimorar sua condição como pessoas intelectualmente autônomas e com pensamento crítico. Isso lhes garantirá as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, para o enfrentamento dos desafios da contemporaneidade e para a tomada de decisões com fundamentação e ética.

Neste processo de consolidar, ampliar e aprofundar a formação do nosso aluno, organizamos os cursos das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza) em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos (Projeto de Vida, Ciclo Comum Acadêmico e Trilhas de Aprendizagem). 

Essa estrutura permite ao estudante aplicar na prática os conceitos desenvolvidos tanto nas aulas da Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Além disso, está presente no cotidiano de nosso aluno propor intervenções, exercitar a atitude colaborativa, a autonomia e a responsabilidade, utilizar a criatividade na resolução de problemas reais e experimentar múltiplas possibilidades de aprendizagem. Estas propostas curriculares buscam atender mais adequadamente às especificidades locais e à multiplicidade de interesse dos estudantes, proporcionando a consolidação de habilidades e competências que os auxiliem e estimulem em seu protagonismo, no fortalecimento de seus projetos de vida e na preparação para as demandas do presente e do futuro.

Concomitantemente, a construção do projeto de vida tem papel central, uma vez que é nessa fase que os estudantes o definem e, a partir dele, começam a fazer suas escolhas, decidem suas carreiras, se preparam para acessar o ensino superior e, assim, começam também a sua preparação para o mundo do trabalho. No Ateneu, nas disciplinas de Projeto de Vida e Orientação Educacional previstas na matriz curricular, os estudantes contam com uma variedade de palestras, oficinas e encontros. Essas vivências ampliam a formação e possibilitam experiências adicionais ao currículo, auxiliando os alunos na construção de seus projetos pessoais e profissionais. As ações de orientação de estudos também estão organizadas por meio destas disciplinas com o objetivo de apoiar os alunos em suas práticas de estudo, para que desenvolvam técnicas e estratégias que favoreçam seu processo de aprendizagem.

Na perspectiva do ingresso nas universidades, a organização do Ensino Médio do Ateneu  abarca todos os conteúdos do ENEM e dos editais das principais universidades públicas estaduais e federais, além das universidades privadas nacionais e internacionais. Com acompanhamento individualizado das equipes pedagógica e educacional, os estudantes contam com preparação acadêmica e socioemocional para realizar esses exames, que são as portas de acesso ao ensino superior e, consequentemente, à possibilidade de dar prosseguimento aos estudos nas carreiras escolhidas, de acordo com os projetos de vida.

A Orientação Profissional, que tem por objetivo atender os estudantes por meio de um programa, tem início já a partir do 1o ano, visando auxiliar nosso aluno na escolha de sua carreira e da universidade que deseja cursar.  Em um momento de tantas incertezas, a parceria com a família se fortalece para que, juntos, a orientação ao aluno seja a mais eficaz e assertiva por meio de informações, encontros com profissionais de diversas áreas, participação em eventos de orientação profissional, além de pesquisas e visitas a universidades. 

A linguagem artística, representada por diversas formas de expressão da arte e manifestação da cultura, assim como a língua estrangeira (Inglês) assumem papel bastante importante no projeto. São formas de ampliar a visão de mundo do aluno, torná-lo produtor e consumidor de arte, aguçar sua criatividade e prepará-lo para as demandas da globalização com toda a diversidade cultural e linguística que ela apresenta.

Neste segmento, o teatro também possibilita uma ampliação do trabalho com arte. Numa perspectiva dos jogos teatrais, trabalha-se a sensibilização do aluno para esta linguagem, que muito contribui para que ele se torne mais empático, colaborativo e confiante.

A formação ética para o respeito ao ambiente e à coletividade e para fortalecer valores como solidariedade estão presentes em todas as ações educativas do Ateneu em todos os segmentos. Desta forma, no Ensino Médio as ações são pensadas para que os alunos exercitem sua autonomia e, desta forma, possam experimentar sua proatividade, criticidade e reflexão dentro e fora do ambiente escolar, aprimorando-os cada vez mais.

Projetos Didáticos

Utilizamos, junto ao nosso aluno do Ensino Médio, uma diversidade de estratégias didáticas e metodológicas, tais como Projetos interdisciplinares, sequências didáticas, aulas dialogadas e projetos especiais. 

Eles fomentam a participação ativa do aluno, que assume atitude protagonista e, portanto, demonstra mais motivação e engajamento para uma aprendizagem mais ampla e aprofundada. 

Da mesma forma, projetos especiais com ou sem tecnologia são pensados para enriquecer, complementar e/ou aprofundar o trabalho pedagógico, nas diferentes áreas do conhecimento. Também visam à ampliação do repertório do aluno, favorecendo a consolidação de  competências.

A realização periódica de simulados faz parte do cotidiano do aluno do Ensino Médio do Ateneu com o objetivo de aproximá-lo da realidade dos exames vestibulares, focando na preparação acadêmica, física e emocional.

A partir dos resultados, o aluno é apoiado na elaboração de estratégias para aprimorar seu desempenho nas diversas áreas, bem como sua condição física e emocional para enfrentamento dos desafios relativos às avaliações externas.

Uma etapa de revisão cuidadosamente planejada para o ENEM e para os principais vestibulares também está contemplada no projeto do Ensino Médio, tornando-o mais abrangente e eficaz.

Acompanhamento Educacional e Orientação Profissional

Os estudantes do Ensino Médio contam com acompanhamento individualizado da equipe educacional para a consolidação de sua formação e para atingir suas metas, de acordo com seus projetos de vida. 

São princípios do trabalho da Orientação Educacional no Ensino Médio: fortalecer e propor intervenções para que o estudante potencialize sua aprendizagem, se autorregule e pratique seu senso de ética, responsabilidade e justiça para a prática cidadã; auxiliar e apoiar os alunos na construção de seus projetos de vida e nas ações necessárias para torná-los realidade e implementar o Programa de Orientação Profissional, por meio do qual os estudantes terão acesso a um conjunto de dados e informações para favorecer a escolha profissional.

É, em suma, de responsabilidade da Orientação Educacional no Ensino Médio: 

  • conduzir as assembleias de sala para instituir e assegurar a participação democrática;
  • realizar orientação de estudos para que os alunos desenvolvam e/ou aprimorem técnicas e estratégias que favoreçam seu processo de aprendizagem;
  • acompanhar individual e/ou coletivamente o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos socioemocional, físico e cognitivo; 
  • promover parceria e diálogo constante com as famílias;
  • organizar propostas de intervenção pedagógica e educacional; 
  • planejar e operacionalizar projetos voltados à convivência e prevenção a comportamentos de risco e bullying (Projeto Conviver);
  • auxiliar e apoiar os alunos na escolha de seus cursos e universidades, por meio de ações diversas (pesquisas, informações, encontros e visitas), organizadas sob a forma de um programa – Programa de Orientação Profissional.
  • apoiar a equipe de professores no trabalho com as competências socieomocionais em todas as áreas e segmentos;

Uma aula semanal de Orientação Educacional e Projeto de Vida prevista na Matriz Curricular a partir do 1o ano sistematiza algumas das ações listadas acima, para que sejam contínuas e efetivas. 

Este trabalho estruturado é o alicerce de nosso projeto educativo, entrelaçando práticas, processos e pessoas em diferentes perspectivas e  dimensões para uma formação integral do nosso aluno.

Atividades Esportivas, Culturais, Extracurriculares e de Extensão Curricular

A estrutura de atividades esportivas, culturais e extracurriculares do Ateneu é bastante completa, possibilitando ao nosso aluno experimentar diferentes modalidades e praticar aquelas que despertam seu interesse e prazer, atendendo a alguns critérios de progressão do conhecimento ao longo dos anos.

Para além das aulas de Educação Física da matriz curricular, cujos objetivos se conectam com as atividades esportivas e culturais oferecidas adicionalmente, esta é uma área de muita importância em nosso projeto educativo, na medida em que se configura como um conjunto de práticas corporais que permitem:

  • ampliação da consciência do corpo e seus movimentos;
  • ampliação dos recursos para o cuidado de si;
  • apropriação da cultura corporal para favorecer a participação do aluno na sociedade, que se traduzem aqui em competições e festivais esportivos internos e externos, mas não restritos a eles.

Já as atividades culturais têm como proposta ampliar o repertório cultural dos estudantes, contribuindo para novas experiências e para a construção de normas e valores relacionados ao exercício da cidadania.

Estão entre os esportes e atividades culturais e extracurriculares oferecidos no Ensino Médio:

  • Basquete;
  • Handebol;
  • Vôlei;
  • Ginástica Artística;
  • Ginástica Rítmica;
  • Dança;
  • Natação (atividade extracurricular – custo adicional);
  • Judô; 
  • Xadrez;
  • Damas;
  • Futsal (atividade extracurricular – custo adicional);
  • Violão (atividade extracurricular – custo adicional).

O aluno pode optar por até duas modalidades sem custo adicional, não havendo limite para as demais.

Atividades de Extensão Curricular
São consideradas atividades de extensão curricular aquelas que são realizadas de forma sistemática, semanal, quinzenal ou mensalmente e que estão voltadas à ampliação de conhecimentos e práticas que sustentam a formação integral do nosso aluno. São elas:

  • Rodas Literárias – Encontros de leitura compartilhada e colaborativa, que visam à ampliação do repertório leitor e aprofundamento da leitura autônoma a partir das literaturas clássicas e contemporâneas;
  • Cine Clube Ateneu – apreciação de filmes com posterior discussão/debate de ideias, valores ou mesmo conceitos apresentados  – periodicidade quinzenal ou mensal, a depender da proposta;
  • Ateneu Plus – palestras, aulas especiais com especialistas convidados, aulas magnas que incentivam os estudantes na apropriação e mobilização de saberes literários, artísticos, culturais e científicos, promovendo a discussão de ideias e opiniões;

Grupo Cênicos de Teatro
Aulas semanais de teatro com foco em jogos teatrais, sendo conduzidas por professor especialista na área.

Projetos Multisseriados, Projetos Especiais e Eventos

No decorrer do ano letivo, diversos projetos e eventos são organizados junto aos alunos do Colégio com adequações para cada faixa etária/segmento. Para o Ensino Médio, são realizados:

  • Mês Literário – intensificação das ações voltadas a narrativas literárias e expansão do trabalho com a literatura (encenações, leituras dramáticas, entre outras atividades), promovendo, ainda, interações entre grupos.
  • FICCA – Festival Interno Cultural do Colégio Ateneu;
  • MAC – Mostra Ateneu Contínua de Trabalhos – encontros abertos com o objetivo de aproximar as famílias do cotidiano escolar e compartilhar os percursos e resultados do processo de aprendizagem;
  • Festa Junina – celebração desta tradicional manifestação da cultura brasileira, explorando todos os elementos culturais possíveis junto aos alunos.
  • Saídas pedagógicas e culturais – de acordo com os projetos desenvolvidos com cada turma podem ser organizadas, sendo elas visitas a museus, teatro, exposições, entre outros. Podem, ainda, se configurar como atividades exclusivas de ampliação de repertório cultural.
  • Ateníadas – Olimpíadas internas do Ateneu;
  • GEC – Gincana Esportiva e Cultural – atividade realizada no encerramento do primeiro semestre com a participação de alunos e professores;
  • Participação em competições e festivais esportivos externos;
  • Participação em Olimpíadas externas de Conhecimento;
  • Projeto Conviver – ações contínuas para a boa convivência, prevenção ao bullying e a comportamentos de risco, construção de valores e desenvolvimento das competências socioemocionais.

Monitorias Pedagógicas

Nossos alunos contam com um planejamento de apoio por meio de monitorias pedagógicas nas diferentes áreas, em período oposto ao de aula, de participação opcional – a critério do próprio aluno – e também por meio de convocação do professor. 

As monitorias são um importante recurso para que o aluno esclareça suas dúvidas, refaça exercícios ou realize exercícios adicionais, dentre outras ações, a fim de potencializar os avanços na sua aprendizagem.

Núcleos Estudantis

No pilar da cidadania também está a prática solidária, sempre presente a partir de problematizações colocadas aos alunos de diferentes formas, em diferentes contextos, momentos e situações ao longo de sua vida escolar, realizados por meio do Núcleo de Ação Social UBUNTU.

Conduzido por alunos a partir do 8o ano com o acompanhamento de monitores e Coordenação, todas as ações do Núcleo Ubuntu são estruturadas pelos próprios alunos, como forma de potencializar o protagonismo juvenil e promover a construção de habilidades para uma atuação cidadã responsável e solidária.

Espaços

Para favorecer o projeto educativo e acomodar a diversidade de estratégias didáticas, metodológicas e as formas de organização dos estudantes, individualmente ou em grupo, os espaços possuem estruturas diferenciadas por faixa etária e temáticas específicas.

Assim, contamos com amplas e arejadas salas de aula com equipamentos multimídia, laboratório multidisciplinar de Ciências da Natureza, espaço Maker, espaço Colaborativo, quadra e ginásio poliesportivo, salas de dança, ginástica, judô e música, sala de leitura e pesquisa, auditório, ampla área de convivência, assim como piscina aquecida e outros espaços multiuso, adaptáveis às variadas propostas aplicadas.