Estudar as artes, seus conceitos, os artistas inspiradores e as várias formas de manifestações culturais são fatores estimulantes para o desenvolvimento criativo da criança.
Diversas são as linguagens artísticas que podem ser trabalhadas nas escolas como instrumento pedagógico dentro do processo de aprendizado e que podem ser desenvolvidas no início dos ciclos, a começar pelas crianças do Berçário. Sim, é possível criar e ajudar a desenvolver habilidades criativas nos pequenos desde cedo por meio de percepções artísticas, explorando diversas texturas, sensações e descobertas, estimulando movimentos e a coordenação motora dos alunos.
Na Educação Infantil essa prática torna-se cada vez mais habitual. No Colégio Ateneu, por exemplo, as artes visuais acontecem em experiências que começam de forma exploratória. Nesse caso, os pequenos agem sobre os materiais, descobrindo suas possibilidades por meio do derramar, arranhar, escorrer, amassar, borrifar, raspar, espremer, ver, pingar, apertar, tocar, mergulhar, entre outras propostas.
Estudos sobre renomados artistas também fazem parte desse processo criativo, a exemplo disso, obras do pintor expressionista norte-americano Jackson Pollock serviram de inspiração para os alunos do Infantil. Numa leitura de seu trabalho, que valoriza a ação e a liberdade de expressão, as crianças utilizaram a técnica de “jogar” a tinta sobre o papel, representando esse estilo artístico. Não faltou criatividade nessa tarefa.
Em outra recente ação, os alunos do integral, também da Educação Infantil, fizeram uma releitura inspirada no quadro “Os Girassóis”, de Vicent Van Gogh. Além de ouvir um pouco sobre o pintor holandês e apreciar sua arte, as crianças foram estimuladas a fazer suas próprias criações, expressando seus talentos e sentimentos por meio de cores, formas e muita imaginação.