Nas aulas de outubro e novembro do Itinerário Formativo Integrado das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e Códigos, os estudantes do Ensino Médio têm discutido a diversidade étnica do Brasil.
Neste módulo são estudados temas como a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, as desigualdades socioeconômicas e a crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes, que permeiam a sociedade brasileira. Tudo isso oferece ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo e multifacetado.
Os estudantes foram desafiados a produzir um artigo de opinião que explicitasse a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade.