A partir de curiosidades apresentadas por uma aluna que viajou para o Egito e de alguns papiros trazidos pela professora, os alunos do 4º ano mergulharam no estudo dos contos árabes, o que permitiu que explorassem costumes e valores desse povo.
Para compreender a influência árabe em nossa cultura, os alunos realizaram muitas pesquisas e estudaram diferentes gêneros textuais até chegarem ao livro “Histórias Árabes” de Ana Maria Machado. Então, o encantamento ficou ainda maior!
Decidiram criar uma dramatização de um dos contos árabes mais conhecidos e presente no livro: Ali Babá e os 40 Ladrões. E, assim, finalizaram a primeira etapa do projeto, apresentando todo o processo vivido até então para as famílias na MAC – Mostra Ateneu Contínua de Trabalhos.
Para complementar, ainda teve degustação de quibe de forno, um prato típico da culinária árabe muito difundido em nosso país.
Muito aprendizado e encantamento foi o que observamos de nossos alunos nessa proposta, enquanto reconheceram e discutiram manifestações culturais e sua influência na formação de grupos e identidades, conforme proposto pela BNCC.
#somostodosateneu