Nosso Berçário é um ambiente acolhedor, arejado e cuidadosamente preparado e pensado para o bem-estar e para o livre brincar do bebê.
Do mobiliário aos materiais, da organização dos espaços à programação da rotina, da orientação e acompanhamento das educadoras à garantia dos cuidados essenciais próprios desta fase, tudo está estruturado de forma que o bebê se desenvolva integralmente e de maneira saudável e segura.
Nossas práticas no Berçário são inspiradas na concepção de Emmi Pikler. Assim, as educadoras estão preparadas para estabelecer vínculos com os bebês, para que eles se sintam protegidos e estimulados ao movimento livre, com foco no brincar.
Estão sempre atentas àquilo que o bebê quer dizer, mesmo que não verbalmente. Respeitam o ritmo e o tempo de cada um, assim como sua singularidade. Suas práticas favorecem as habilidades inatas dos bebês e, para isso, preparam o ambiente para a exploração, bem como selecionam e organizam os brinquedos e materiais para cada fase.
São observadoras, não apenas no sentido do cuidado, mas também da interação que gera confiança para que o bebê selecione, a partir do que experimenta e ouve, os conteúdos de que precisa.
Rotina
Exploração sensorial com texturas, aromas e cores são estímulos imprescindíveis nesta faixa etária e, por isso, sequências didáticas com esta proposta são realizadas sistematicamente junto aos bebês.
Alguns exemplos ficam por conta da exploração de argila, massa de amido de milho, frutas e legumes.
Para que as vivências com os bebês tenham ainda mais significado, disponibilizamos também materiais denominados não estruturados, de diferentes formas, tamanhos, texturas, pesos, com cores ou translúcidos e elementos da natureza em propostas pensadas com cuidado e intencionalidade.
Durante a rotina, oferecemos, ainda, o momento de musicalização, que estimula o enriquecimento da comunicação corporal e explora os campos táteis, visuais e auditivos, além de proporcionar muito prazer aos bebês.
Ambientes
Além do ambiente exclusivo do Berçário, que possui circuito interno de câmeras, fraldário e lactário, outros espaços são colocados à disposição dos bebês, tais como o Espaço Recreativo, o Solário e o Bosque (estes últimos são áreas abertas com iluminação natural), ampliando a possibilidade de exploração e interação em momentos organizados exclusivamente para eles, com todos os cuidados necessários.
Períodos Estendido e Semi Estendido
Oferecemos a possibilidade de extensão do período de permanência do bebê na escola para além do meio período, por até doze horas.
Exclusivamente para os bebês dos períodos Estendido e Semi Estendido é possível permanecer também durante todo o mês de julho e na segunda quinzena de janeiro.
Alimentação
A alimentação é oferecida no Berçário a partir de um cardápio elaborado por Nutricionista, organizado por faixa etária (4 a 8 meses; 8 a 12 meses; 12 a 18 meses), atendendo às necessidades nutricionais de cada fase. A introdução de novos grupos e tipos de alimentos é realizada sempre de acordo com orientação recebida da família.
Há registro diário da alimentação de cada bebê em sua agenda, para que os responsáveis possam acompanhar as quantidades consumidas e a aceitação dos alimentos.
Os bebês se alimentam no lactário, um ambiente exclusivo dentro do próprio Berçário, para que este momento seja tranquilo e sem interferências.
Projetos Multisseriados, Projetos Especiais e Eventos
No decorrer do ano letivo, diversos projetos e eventos são organizados junto aos alunos do Colégio com adequações para cada faixa etária/segmento. Para os bebês, elaboramos:
- Mês Literário – intensificação das ações voltadas a narrativas literárias e expansão do trabalho com a literatura (encenações, leituras dramáticas, entre outras atividades), promovendo, ainda, interações entre grupos.
- Semana da Criança – organização de diversas atividades para celebração do Dia das Crianças.
- MAC – Mostra Ateneu Contínua de Trabalhos – encontros abertos com o objetivo de aproximar as famílias do cotidiano escolar e promover interação entre pais e filhos.
- Festa Junina – celebração desta tradicional manifestação da cultura brasileira, explorando todos os elementos culturais possíveis junto às crianças.