Nossa Educação Infantil está comprometida, essencialmente, com a infância e sua cultura de brincar, explorar, conviver, conhecer, imaginar, criar, expressar-se e experimentar. Acreditamos na importância de “ser criança, de fato” e valorizamos o brincar como um bem fundamental nesta fase. Por meio das brincadeiras, a criança vai gradativamente se autoconhecendo, conhecendo seus pares, criando e elaborando hipóteses a respeito do mundo, construindo sua identidade e aprendendo de diferentes formas com confiança.

A rotina está estruturada de maneira a colocar à disposição das crianças inúmeras possibilidades de exploração, desde uma grande diversidade de materiais até espaços e atividades que estimulem sua imaginação e criatividade, assim como seu desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial.

No lugar de brinquedos prontos, materiais dos mais diversos tipos, cores, texturas, tamanhos e formas para que manuseie, crie livremente, teste hipóteses, enfim, explore e, assim, amplie seu universo e aprenda constantemente. Desta forma, ela vai desenvolvendo sua autonomia de pensamento e atitude, torna-se produtora de arte – da sua própria arte – e mantém sempre viva a sua curiosidade.

Programa Bilíngue

O Programa Bilíngue, oferecido a partir de 2 anos com carga horária diária, possibilita a aquisição da língua inglesa de maneira integrada às atividades realizadas com cada grupo. Assim, projetos são desenvolvidos nas duas línguas, concomitantemente, possibilitando o aprendizado natural e espontâneo da criança.

As propostas preservam a ludicidade com muitas brincadeiras, jogos, músicas e atividades de exploração e contemplam elementos da cultura de países falantes de Inglês com foco na diversidade cultural.

Rotina

Estabelecidos pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, os campos de experiência englobam algumas habilidades, valores e atitudes que as crianças devem desenvolver na idade de zero a cinco anos.

Assim, o planejamento de nossos educadores estão apoiados neste conjunto de experiências, de forma que a rotina envolva tudo aquilo que a criança precisa vivenciar em diferentes níveis durante a Educação Infantil:

  • O eu, o outro e o nós
    Construção da identidade, das relações, respeito e valor às diferenças.
  • Corpo, gestos e movimentos
    Exploração de espaços, de movimentos do corpo e de diferentes linguagens como dança, música, narrativas teatrais e literárias; brincadeiras que promovem interação.
  • Traços, sons, cores e formas
    Experimentar variadas manifestações artísticas, culturais e científicas também do ponto de vista da criação e da sensibilização.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
    Desenvolvimento da linguagem oral em todas as suas faces, como conversas, cantigas, jogos cantados, entre outros. Experiências que favoreçam o comportamento leitor por meio de histórias e práticas cotidianas do uso da escrita, levando a criança a imaginar, criar hipóteses e pensar sobre o que ouve e vê.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
    Enfoque na percepção espacial, consciência corporal e dos objetos. Construção de noções de tempo físico e histórico. Compreender tamanhos, procedimentos de contagem e comparar quantidades.

Para potencializar todas as experiências que as crianças devem vivenciar, aulas de Música e Corpo e Movimento estão organizadas de forma sistemática, semanalmente, na rotina da Educação Infantil.

Da mesma forma, o uso dos diversos espaços da escola e a exploração de uma gama bastante variada de materiais são recursos fundamentais nesse contexto, além da organização de visitas a exposições, teatro ou locais abertos que possibilitam a ampliação do contato com a natureza e com animais.

Espaços

Para que nosso projeto educativo seja colocado em prática, os espaços são estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização de alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aprendizagem, exploração, brincadeira, convivência ou momento de alimentação.

Assim, nossas arejadas salas de aula, o espaço recreativo, ateliê de artes, solário e bosque (estes últimos são áreas de convivência externa com iluminação natural), refeitório, a quadra, as salas de dança e judô, o auditório e a sala de leitura e pesquisa, assim como a piscina são alguns dos principais espaços colocados à disposição de nossas crianças.

Alimentação

A alimentação dos alunos da Educação Infantil é oferecida pelo Colégio por meio de um cardápio balanceado elaborado por uma nutricionista.

Trabalhamos a educação alimentar como um importante aspecto de nosso projeto educativo, que desperta na criança o interesse em experimentar diferentes tipos de alimentos e a construção de hábitos alimentares saudáveis.  

Alfabetização

O processo de alfabetização inicia-se nos anos finais da Educação Infantil, sendo concluído no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. As propostas partem de múltiplas linguagens, a partir do cotidiano das crianças, e sempre de forma lúdica. Assim, à medida que atribuem sentido às suas descobertas, as atividades de leitura e produção escrita vão apresentando novos e gradativos desafios, de acordo com o ritmo de cada um.

Uma lista de nomes da turma, por exemplo, assim como os ingredientes de uma receita de uma atividade culinária, podem se tornar disparadores de atividades de leitura e produção escrita, despertando interesse por fazerem parte do universo das crianças.

Atividades Complementares e Extracurriculares

Para complementar e enriquecer as experiências de nossos alunos, oferecemos atividades complementares – sem custo adicional e dentro do período de aula, sendo elas dança e judô, com professores especialistas nestas modalidades.

A criança pode participar das duas atividades oferecidas, a seu critério.

Como atividades extracurriculares com custo adicional, oferecemos natação e futsal no período oposto ao de aula, sendo opcional a participação da criança. Estas modalidades também são conduzidas por professores especialistas.

A natação é realizada em piscina aquecida própria e o futsal também é oferecido no próprio Colégio.

Períodos Estendido e Semi Estendido

Oferecemos a possibilidade de extensão do período de permanência da criança na escola por até doze horas, colocando à disposição uma estrutura de profissionais, atividades e espaços diversificados.

Exclusivamente para os alunos dos períodos Estendido e Semi Estendido são oferecidos cursos de férias durante todo o mês de julho e na segunda quinzena de janeiro com atividades diferenciadas e saídas culturais.

Projetos Multisseriados, Projetos Especiais e Eventos

No decorrer do ano letivo, diversos projetos e eventos são organizados junto aos alunos do Colégio com adequações para cada faixa etária/segmento. Para a Educação Infantil, são realizados:

  • Mês Literário – intensificação das ações voltadas a narrativas literárias e expansão do trabalho com a literatura (encenações, leituras dramáticas, entre outras atividades), promovendo, ainda, interações entre grupos.
  • Semana da Criança – organização de diversas atividades para celebração do Dia das Crianças.
  • MAC – Mostra Ateneu Contínua de Trabalhos – encontros abertos com o objetivo de aproximar as famílias do cotidiano escolar e promover interação entre pais e filhos.
  • Festa Junina – celebração desta tradicional manifestação da cultura brasileira, explorando todos os elementos culturais possíveis junto às crianças.
  • Saídas pedagógicas e culturais – de acordo com os projetos desenvolvidos com cada grupo podem ser organizadas visitas a espaços externos.
  • Ateníadas – Olimpíadas internas do Ateneu.