Nesta fase da escolarização, os estudantes são colocados frente a desafios de maior complexidade, tendo em vista que as áreas passam a ser organizadas por uma lógica diferente, com uma maior especialização.

Assim, retomar e ressignificar aprendizagens anteriores para aprofundar e ampliar os conhecimentos é um compromisso do Ateneu nesta etapa, especialmente na passagem para este segmento.

Durante todo o ciclo do Ensino Fundamental, as áreas são trabalhadas de forma integrada e interdisciplinar com objetivos ao mesmo tempo comuns e específicos de cada componente:

• Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Inglês, Espanhol) nos eixos: verbal, escrito, visual, sonoro, corporal e digital;
• Matemática e seus campos – aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade – gradativamente apresentados ao longo dos anos;
• Ciências da Natureza (disciplina de Ciências e LCP – Laboratório de Criação e Projetos), que envolvem a capacidade de compreensão do mundo natural, social e tecnológico;
• Ciências Humanas (História e Geografia) – desenvolvendo saberes espaço-temporais para compreender circunstâncias históricas e geográficas.

A linguagem artística, representada por diversas formas de expressão da arte e manifestação da cultura, assim como a língua inglesa e a língua espanhola ficam contempladas tanto no eixo de conhecimento quanto de cultura e, por esta razão, assumem papel bastante importante no projeto. São formas de ampliar a visão de mundo do aluno, torná-lo produtor e consumidor de arte, aguçar sua criatividade e prepará-lo para as demandas da globalização com toda a diversidade cultural e linguística que ela apresenta.

Neste segmento, o teatro também possibilita uma ampliação do trabalho com arte. Numa perspectiva dos jogos teatrais, trabalha-se a sensibilização do aluno para esta linguagem, que muito contribui para que ele se torne mais empático, colaborativo e confiante.

A tecnologia está sempre presente no cotidiano do Colégio, quer seja por meio de projetos específicos ou de forma sistemática nas aulas de LCP – Laboratório de Criação e Projetos. Ressaltamos aqui que o aluno é colocado não só como consumidor, mas especialmente como produtor de tecnologia. Inserido na cultura Maker, ele projeta, pesquisa e aplica recursos tecnológicos e conceitos para criar objetos que guardam relação com conteúdos acadêmicos estudados em sala e/ou com os projetos interdisciplinares dos quais está participando.

O fortalecimento da autonomia é aspecto fundamental, em especial por ser este o momento que corresponde à transição da infância para a adolescência e que deste processo decorrem intensas transformações biológicas, psicológicas, emocionais e sociais. Assim, para acessar e interagir de maneira crítica com diferentes conhecimentos e fontes de informação, os alunos precisam apresentar condições e dispor de ferramentas.

A formação ética para o respeito ao ambiente e à coletividade e para fortalecer valores como solidariedade estão presentes em todas as ações educativas do Ateneu em todos os segmentos. Desta forma, contribuímos para o desenvolvimento gradativo da autonomia, de forma que nossos alunos possam se tornar cada vez mais proativos, críticos e reflexivos dentro e fora do ambiente escolar.

Projetos Didáticos

Nesse cenário,  considerando a faixa etária, práticas escolares diferenciadas se fazem necessárias para promover o engajamento dos estudantes, assim como lançar os desafios necessários para a fase.  As áreas do conhecimento, agora ampliadas, seguem sendo trabalhadas de forma integrada e interdisciplinar por meio de diferentes estratégias, dentre elas os projetos e as sequências didáticas.

As pesquisas, as atividades investigativas e mão na massa e a busca por soluções para situações-problema envolvendo raciocínio lógico são elementos vivos no cotidiano dos estudantes no Ateneu. Isso os leva a aprimorar sua capacidade analítica, construir argumentos sólidos e formar opiniões bem estruturadas, além de fortalecer aspectos como criatividade, criticidade, reflexão, colaboração e proatividade.

Acompanhamento Educacional

No Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes contam com acompanhamento individualizado da equipe educacional para seu pleno desenvolvimento e para que possam se autoconhecer e lidar positivamente com seu processo de aprendizagem e suas emoções. 

São princípios do trabalho da Orientação Educacional fortalecer e propor intervenções para que o estudante potencialize sua aprendizagem, se autorregule e desenvolva seu senso de ética, responsabilidade e justiça para a prática cidadã. 

No Ateneu, é de responsabilidade da Orientação Educacional no Ensino Fundamental – Anos Finais:

  • conduzir as assembleias de sala para instituir e assegurar a participação democrática;
  • realizar orientação de estudos para que os alunos desenvolvam técnicas e estratégias que favoreçam seu processo de aprendizagem;
  • acompanhar individual e/ou coletivamente o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos socioemocional, físico e cognitivo; 
  • promover parceria e diálogo constante com as famílias;
  • organizar propostas de intervenção pedagógica e educacional; 
  • planejar e operacionalizar projetos voltados à convivência e prevenção a comportamentos de risco e bullying (Projeto Conviver);
  • apoiar a equipe de professores no trabalho com as competências socieomocionais em todas as áreas e segmentos.

Uma aula semanal de Orientação Educacional prevista na Matriz Curricular a partir do 6o ano sistematiza algumas dessas ações, para que sejam contínuas e efetivas. No 9o ano, as aulas passam a contemplar conteúdos relativos a Projeto de Vida, preparando o aluno para as escolhas dos itinerários formativos do Ensino Médio.

Este trabalho estruturado é o alicerce de nosso projeto educativo, entrelaçando práticas, processos e pessoas em diferentes perspectivas e  dimensões para uma formação integral do nosso aluno.

Programa Bilíngue

Nossos alunos contam com um programa bilíngue inserido na grade curricular com  ampla carga horária de língua inglesa.

Distribuída durante a semana, permite o desenvolvimento de habilidades orais, de leitura e escrita na língua, bem como a preparação para certificação de proficiência.

De forma integrada às áreas de Ciências, Matemática, História, Geografia e Artes, nosso aluno vai gradativamente aprendendo a língua e por meio dela, desenvolvendo um amplo vocabulário acadêmico e avançando na aprendizagem do idioma para fins muito além do que meramente sociais.

O ATENEU É CENTRO PREPARATÓRIO DOS EXAMES DE CAMBRIDGE ENGLISH
Nosso aluno tem toda a preparação para realizar os exames de proficiência em língua inglesa em diferentes fases da vida escolar. E, por sermos Centro Preparatório, as provas são aplicadas nas dependências do Colégio por examinadores de Cambridge, conferindo praticidade e tranquilidade aos estudantes.

Os exames “são aceitos por mais de 20.000 universidades, empregadores e órgãos governamentais no mundo todo. Abrem as portas para a educação superior, melhoram as oportunidades de emprego e, graças ao seu reconhecimento internacional, aumentam suas escolhas para opções de estudo e trabalho.“

(Cambridgeenglish.org)

Atividades Esportivas, Culturais, Extracurriculares e de Extensão Curricular

A estrutura de atividades esportivas, culturais e extracurriculares do Ateneu é bastante completa, possibilitando ao nosso aluno experimentar diferentes modalidades e praticar aquelas que despertam seu interesse e prazer, atendendo a alguns critérios de progressão do conhecimento ao longo dos anos.

Para além das aulas de Educação Física da matriz curricular, cujos objetivos se conectam com as atividades esportivas e culturais oferecidas adicionalmente, esta é uma área de muita importância em nosso projeto educativo, na medida em que se configura como um conjunto de práticas corporais que permitem:

  • ampliação da consciência do corpo e seus movimentos;
  • ampliação dos recursos para o cuidado de si;
  • apropriação da cultura corporal para favorecer a participação do aluno na sociedade, que se traduzem aqui em competições e festivais esportivos internos e externos, mas não restritos a eles.

Já as atividades culturais têm como proposta ampliar o repertório cultural dos estudantes, contribuindo para novas experiências e para a construção de normas e valores relacionados ao exercício da cidadania.

Estão entre os esportes e atividades culturais e extracurriculares oferecidos no Ensino Fundamental – Anos Finais:

  • Basquete;
  • Handebol;
  • Vôlei;
  • Ginástica Artística;
  • Ginástica Rítmica;
  • Dança;
  • Natação (atividade extracurricular – custo adicional);
  • Judô; 
  • Xadrez;
  • Damas;
  • Futsal (atividade extracurricular – custo adicional);
  • Violão (atividade extracurricular – custo adicional).

O aluno pode optar por até duas modalidades sem custo adicional, não havendo limite para as demais.

Atividades de Extensão Curricular
São consideradas atividades de extensão curricular aquelas que são realizadas de forma sistemática, semanal, quinzenal ou mensalmente e que estão voltadas à ampliação de conhecimentos e práticas que sustentam a formação integral do nosso aluno. São elas:

  • Papo Literário – encontros semanais para discussão de leituras de diversos gêneros literários com a condução de um professor da área de linguagens;
  • Cine Clube Ateneu – apreciação de filmes com posterior discussão/debate de ideias, valores ou mesmo conceitos apresentados – periodicidade quinzenal ou mensal, a depender da proposta;

Grupo Cênicos de Teatro
Aulas semanais de teatro com foco em jogos teatrais, sendo conduzidas por professor especialista na área.

Projetos Multisseriados, Projetos Especiais e Eventos

No decorrer do ano letivo, diversos projetos e eventos são organizados junto aos alunos do Colégio com adequações para cada faixa etária/segmento. Para o Ensino Fundamental – Anos Finais, são realizados:

  • Mês Literário – intensificação das ações voltadas a narrativas literárias e expansão do trabalho com a literatura (encenações, leituras dramáticas, entre outras atividades), promovendo, ainda, interações entre grupos.
  • FICCA – Festival Interno Cultural do Colégio Ateneu – Semana da Criança – organização de diversas atividades para celebração do Dia das Crianças.
  • MAC – Mostra Ateneu Contínua de Trabalhos – encontros abertos com o objetivo de aproximar as famílias do cotidiano escolar e promover interação entre pais e filhos.
  • Festa Junina – celebração desta tradicional manifestação da cultura brasileira, explorando todos os elementos culturais possíveis junto aos alunos.
  • Saídas pedagógicas e culturais – de acordo com os projetos desenvolvidos com cada turma podem ser organizadas, sendo elas visitas a museus, teatro, exposições, entre outros. Podem, ainda, se configurar como atividades exclusivas de ampliação de repertório.
  • Ateníadas – Olimpíadas internas do Ateneu;
  • GEC – Gincana Esportiva e Cultural – atividade realizada no encerramento do primeiro semestre com a participação de alunos e professores;
  • Participação em competições e festivais esportivos externos;
  • Participação em Olimpíadas externas de Conhecimento;
  • Projeto Conviver – ações contínuas para a boa convivência, prevenção ao bullying e a comportamentos de risco, construção de valores e desenvolvimento das competências socioemocionais.

Monitorias Pedagógicas

Nossos alunos contam com um planejamento de apoio por meio de monitorias pedagógicas nas diferentes áreas, em período oposto ao de aula, de participação opcional – a critério do próprio aluno – e também por meio de convocação do professor. 

As monitorias são um importante recurso para que o aluno esclareça suas dúvidas, refaça exercícios ou realize exercícios adicionais, dentre outras ações, a fim de potencializar os avanços na sua aprendizagem.

Núcleos Estudantis

No pilar da cidadania também está a prática solidária, sempre presente a partir de problematizações colocadas aos alunos de diferentes formas, em diferentes contextos, momentos e situações ao longo de sua vida escolar, realizados por meio do Núcleo de Ação Social UBUNTU.

Conduzido por alunos a partir do 8o ano com o acompanhamento de monitores e Coordenação, todas as ações do Núcleo Ubuntu são estruturadas pelos próprios alunos, como forma de potencializar o protagonismo juvenil e promover a construção de habilidades para uma atuação cidadã responsável e solidária.

Espaços

Para que nosso projeto educativo seja colocado em prática, os espaços são  estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização de alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aula, interação ou convivência.

Assim, estão disponíveis: amplas e arejadas salas de aula com equipamentos multimídia, laboratório multidisciplinar de Ciências da Natureza, espaço Maker, espaço Colaborativo, quadra e ginásio poliesportivo, salas de dança, ginástica, judô e música, sala de leitura e pesquisa, auditório, ampla área de convivência, assim como piscina aquecida e outros espaços multiuso, adaptáveis às variadas propostas aplicadas.