Do Infantil ao Ensino Médio, Mostra Cultural do ATENEU inspira alunos

Como ocorre todo ano, o Colégio ATENEU realizou mais uma edição da sua Mostra Cultural.

Sob o tema “Experiências que inspiram”, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio apresentaram suas atividades entre 18 e 29 de novembro, na plataforma online.

O primeiro dia da apresentação contou com a participação dos estudantes do Ensino Médio. Sob a temática “A hora e a vez de Clarice!”, deram início à mesa de debates. A atividade foi inspirada na biografia e obra da escritora Clarice Lispector, especificamente sobre o Livro “Laços de amor”, com destaque ao conto “Amor”.

A programação do dia 22 iniciou com as crianças do Infantil IV que destacaram em seus trabalhos as “Experiências sensíveis com o mundo”. Nesta mesma data, o Fundamental I deu sequência na mostra com o tema “Descobrindo a cultura africana”, seguido de outras apresentações, entre elas a releitura literária da história infantil “Pedro e o Lobo” e do livro “O caso do pote quebrado”. Outro assunto que foi destaque no evento foi “A fotografia e o que ela nos revela” sob a ótica dos alunos do Fundamental II.

A importância sobre o uso correto da água ganhou espaço na mostra do dia 23, com apresentação dos alunos do Infantil III, sob o tema “Água: um verdadeiro tesouro”. A música regional brasileira inspirou os alunos do Fundamental I neste dia de apresentação. Já estudantes do Fundamental II se inspiraram na “Construção do Saber”, tendo como destaque a valorização da Ciência.  O Ensino Médio debateu a questão “O Brasil não deu certo?”, fechando as apresentações desse dia.

Os alunos do Infantil I e II foram atração na programação do dia 24 com os temas “Pequenos artistas” e “Exploradores da natureza”, respectivamente. Agora, uma pergunta: Qual personalidade te inspira quando você pensa em Ciência?”. Essa questão foi o mote da apresentação dos alunos do Fundamental II nesta data, que também contou com outra atração dessa turma, com o tema ”Soaking up the culture/ Sumergiendo em las culturas”. E mais uma vez a literatura entrou em discussão na mesa de debate dos estudantes do Médio com “Entre o ser e o estar: o feminismo no discurso literário”.

A programação do dia 25 contou com a participação do Infantil I com o tema “Eu, o outro e o espaço” e com a apresentação dos alunos do Fundamental I, com destaque para atividades relacionadas à arte, corpo e movimento, bem como a discussão sobre o documentário “O que faz de alguém um artista”?. A fotografia e o que ela revela entrou novamente em campo com a mostra dos alunos do Fundamental II, que também abordaram a literatura como espaço social. O Ensino Médio também se fez presente nessa data com a valorização da Educação sob o tema “A educação que nos move”.

As atividades da língua inglesa também ganharam atenção especial nas ações propostas pelos alunos do Infantil I ao IV (Bilíngue) e do Fundamental I (Integral/ Bilíngue) no penúltimo dia do evento, com os temas: “Five senses”, “The very big caterpillar”, The Giant ladybug – “Giantina” e Goldilocks and three bears, 4º e 5º grade: Japan tok tok. Ainda nesta data, a mostra contou com os trabalhos desenvolvidos pelo Fundamental II, sob a temática “Da ciência à vida cotidiana: as inspirações pela experiência”. Por fim, os estudantes do Médio abordaram os temas: “Projeto de vida: Qual é o nosso destino?” e “O desafio da democratização do acesso à cultura no Brasil”.

E para fechar a mostra, entraram em cena novamente os alunos do Médio no último dia de evento para debater sobre a geração de energia no Brasil e os desafios das mulheres para fazer ciência.

Foram sete dias intensos, com muita arte, cultura e conhecimento compartilhado entre todos. Parabéns à equipe ATENEU pela organização e aos alunos pela dedicação e excelente atuação.

Deixe um comentário

16 − quatro =