Ensino Fundamental II: Dinâmicas online atraem alunos em aula divertida sobre história da arte

Diante dessa nova realidade de distanciamento social, o Colégio Ateneu focou seus estudos no ensino a distância com uma série de atividades, aulas com os professores e muita interação. A tecnologia, que já era ferramenta utilizada no colégio, passou a ser imprescindível neste momento.

A exemplo disso, os alunos do Ensino Fundamental II têm participado de uma série de dinâmicas em grupos online. Com o propósito de tornar a revisão de conteúdo de História da Arte no ambiente virtual de forma interativa e participativa, o professor utilizou a gamificação. Trata-se do uso de técnicas de jogos, majoritariamente virtual, para cativar os alunos por intermédio de desafios constantes.

Foram relacionados os conceitos Pintura Rupestre, Barroco, Gótico e Vanguarda Europeia, sendo utilizado o “Kahoot!”, ferramenta bastante utilizada nos espaços formais de ensino enquanto Metodologia Ativa de Aprendizagem.

A Arte Rupestre ficou por conta dos alunos do 6º ano. Já a Gótica, teve como protagonistas as turmas do 7º ano. O 8º ano se divertiu nas dinâmicas do jogo com a Arte Barroca e, por fim, a Vanguarda Europeia foi trabalhada com os alunos do 9º ano.

Desse modo, todo o conteúdo programado pela equipe pedagógica do Fundamental II tem sido desenvolvido em sala, só que essa, virtual, até que tudo normalize.

Deixe uma resposta