Estudante: Como escolher a carreira certa e ingressar no mercado de trabalho?

A pandemia mudou muitas coisas. Três grandes áreas foram diretamente impactadas: trabalho, consumo e socialização. Para os alunos que estão neste momento finalizando essa etapa do Ensino Médio, é importante refletir sobre esses temas e como isso está impactando os processos seletivos e as experiências de estudo e trabalho na universidade.

Abordar essas mudanças nesse momento ajuda os estudantes nessa transição do colégio para a faculdade e também no ingresso ao mercado de trabalho. Na universidade é possível, por exemplo, atuar em uma empresa júnior, fazer estágios, trabalhos voluntários e outras atividades que agregam valor para o início da vida profissional. Mas, antes disso, é importante ter uma noção clara sobre como escolher a carreira certa.

Para falar sobre esses dois temas que se complementam, o Colégio Ateneu promoveu um bate-papo descontraído com os alunos do Ensino Médio e a especialista no assunto Letícia Bachara, diretora da Inova Educação.

Dentre os tópicos abordados, a profissional explanou justamente sobre as escolhas e os caminhos para iniciar a vida profissional já no meio acadêmico.

Conhecer as atividades que as universidades oferecem e participar já é o primeiro passo! Veja algumas delas:

Empresa Júnior: Como funciona? Quais são as áreas? O que se aprende?

Estágio: Componente curricular obrigatório dos cursos. Ele pode ser efetivamente a primeira experiência profissional!

Trainee: Contratação concorrida que acontece para os alunos ao final do período do curso.

Iniciação Científica: Produção de pesquisa e orientação para alunos que tenham interesse em continuar a formação nas áreas de Mestrado e Doutorado.

Trabalho Voluntário: Oportunidade que agrega valor, experiência e desenvolve as competências emocionais, que já pode ser realizado agora e contabilizado nas suas experiências.

A profissional também abordou sobre a relevância da rede de contatos Linkedin como network.

Foi um evento bastante produtivo.

Deixe uma resposta