Estudantes do Ensino Médio debatem a desigualdade social com a leitura da obra “O povo brasileiro”

Neste mês de março, os estudantes do Ensino Médio do Colégio ATENEU foram desafiados pelos professores de Ciânicas Humanas e Literatura a pensar nas inquietações do antropólogo Darcy Ribeiro lançadas na obra-prima de Darcy: “O povo brasileiro”.

Essa obra destaca a formação da população brasileira e busca um entendimento sobre quem e o que somos dentro do contexto histórico do nosso país, trazendo questionamentos relacionados à desigualdade social, retratando o inconformismo diante dessa realidade que assola o Brasil.

No encontro, os educadores abordaram as ideias e os projetos do antropólogo e escritor, considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX.

Ao longo da atividade, os estudantes foram estimulados a refletir sobre os principais aspectos da formação da sociedade brasileira.

O evento faz parte do Projeto ATENEU Plus que visa proporcionar ao estudante a formação de um sólido repertório cultural e acadêmico por meio de debates, palestras e atividades proferidas pelos professores do Colégio e convidados.

Esse e outros projetos direcionados às turmas do Médio são organizados anualmente, pensados para enriquecer e aprofundar os trabalhos desenvolvidos em sala, como por exemplo, com a prática da leitura e da escrita, por meio da Semana Literária; com atividades de línguas estrangeiras, dentro da Semana de Línguas Estrangeiras – Inglês; com a Mostra Cultural, que abarca diversos projetos interdisciplinares de diferentes áreas, dentre outras ações.

Como ampliação deste repertório cultural, o colégio conta também com a realização de outro evento de valorização da expressão artística, o FICCA – Festival Interno Cultural do Colégio ATENEU.

E para que todo o projeto pedagógico do ATENEU seja colocado em prática, os espaços são estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização dos alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aula ou convivência.

Desse modo, as amplas e arejadas salas de aula, o laboratório de ciências, o espaço Maker, a quadra e o ginásio poliesportivo, as salas de dança, ginástica, judô e música, a sala de leitura, o auditório e o pátio são alguns dos principais espaços colocados à disposição dos alunos.

No Colégio ATENEU, a cultura e o conhecimento caminham lado a lado.

Deixe um comentário