“Musicais no Cinema” – Visita ao Museu da Imagem e do Som inspira alunos do Colégio Ateneu

Nossos alunos do Fundamental II visitaram o Museu da Imagem e do Som e lá puderam apreciar uma incrível exposição sobre Musicais no Cinema, tema que fará parte da Semana de Línguas e Mostra Cultural do Colégio Ateneu deste ano.

A mostra traça uma linha do tempo sobre o universo do gênero musical no cinema nacional e internacional, desde os primórdios do cinema musicado até obras recentes, como o premiado La La Land (2016) e Rocketman (2019).

A partir de espaços interativos e audiovisuais, fotografias, cartazes e figurinos originais, as turmas contemplaram um dos gêneros mais admirados da indústria cinematográfica. A sensação de estar dentro de um musical acontecia em cada espaço, todos contavam com uma música temática, fones e telas para compreender um pouco da história e da visão dos roteiristas e diretores de cinema e, claro, aproveitaram a ocasião para fazer suas selfies nos mais variados cenários dos filmes, sentindo-se verdadeiros artistas.

Foram momentos ricos, como passar por um corredor com os cartazes que anunciavam os filmes da época. A área dedicada ao Cinema Nacional mostrava os clássicos das décadas de 30 a 60 e atuais. Já na mostra internacional, destaque para “Singing in the rain” – Cantando na chuva, que falava de como fazer um musical na década de 30 em Hollywood e as dificuldades encontradas na época como, por exemplo, a chuva feita com leite para que as câmeras conseguissem captar as imagens. Foi realmente interessante verificar como eram feitos os musicais e filmes em geral no início do cinema, a sincronia, a prática constante dos atores que não podiam errar, os rolos de filmes em desenhos para criar o movimento e muito mais…

E para a experiência ficar ainda mais completa, os professores de Línguas (Espanhol e Inglês), Arte e História prepararam um roteiro de visita que norteou todo um conjunto de discussões que irá favorecer o evento do Ateneu, fazendo com que nossos alunos aproveitassem esta saída pedagógica com a proposta de adquirir conhecimento, fortalecer conexões entre as disciplinas e ampliar o repertório cultural ao lado de seus professores e colegas.

Deixe uma resposta