Conhecimento, Cultura, Cidadania
São esses os pilares que sustentam o nosso projeto educativo. São introduzidos na Educação Infantil, preservando-se a cultura da infância e os primeiros aprendizados e interações das crianças. Adquirem novas dimensões e aprofundamento ao longo dos segmentos até a conclusão do Ensino Médio.
E, assim, nossa formação integral contempla:
- os aspectos acadêmicos de modo abrangente e aprofundado;
- a formação de um denso repertório cultural, por meio de vivências e experiências que contribuem para a construção de uma ampla visão de mundo;
- o exercício pleno da cidadania com ética e responsabilidade, balizado pelos direitos humanos e princípios democráticos.
Temos como diretriz de nosso projeto a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que organiza o trabalho pedagógico em campos de experiências e conhecimento, traduzidos pelo ATENEU em uma multiplicidade de:
- Metodologias ativas (resolução de problemas, construção de projetos, atividades mão na massa – Maker, entre outras);
- Ações didáticas (projetos interdisciplinares, atividades permanentes e ocasionais, sequências didáticas, aulas dialogadas, atividades investigativas e pesquisas);
- Linguagens (verbal, escrita, corporal, plástica, musical e digital).
Interconectados ao pilar do Conhecimento, os valores éticos e estéticos em contextos culturais e sociais são elementos dos pilares de Cultura e Cidadania e seus desdobramentos em nosso projeto educativo se dão por meio de:
- Saídas pedagógicas a museus, teatros, exposições;
- Estudos de meio;
- Ações didáticas contínuas para o reconhecimento e valorização da diversidade cultural em todas as suas manifestações;
- Incentivo à produção artístico-literária;
- Assembleias de classe – espaço para discussão e participação democrática;
- Projetos especiais e contínuos para fortalecer os princípios da boa convivência com programas antibullying extensivos para toda comunidade escolar;
- Projetos contínuos de ação social organizados por meio de um Núcleo Estudantil;
- Projetos interdisciplinares baseados na resolução de problemas reais;
- Trabalho cooperativo.
As competências socioemocionais perpassam todos os eixos e segmentos em um trabalho contínuo de autoconhecimento, construção de valores e vivências com foco na interação e cooperação, para que nosso aluno desenvolva habilidades de relacionamento e autogestão, além da autoconsciência e consciência social para tomar decisões responsáveis.
Os projetos especiais e eventos contemplados em nosso projeto educativo assumem diversas funções no percurso de aprendizagem de nossos alunos. Por meio deles criamos ações de ampliação de repertório cultural, valorização das diferentes formas de expressão artística e cultural, atividades de interação social, de cooperação, aprofundamento ou ampliação de conceitos e procedimentos, entre outros. Da mesma forma, as atividades esportivas e culturais oferecidas englobam o desenvolvimento do nosso aluno em suas dimensões física, cultural e social em níveis cada vez mais aprofundados no decorrer de sua vida escolar.
Durante todo o processo, nossos alunos contam com o apoio e acompanhamento das equipes pedagógica e educacional para o seu pleno desenvolvimento. Assim, ações pontuais individuais e/ou coletivas são organizadas de acordo com as necessidades educativas do aluno ou de seu grupo, sempre em parceria com as famílias.