Nosso Projeto Pedagógico tem como eixos de trabalho o que denominamos de 3 C’s (Conhecimento, Cultura e Cidadania), eixos introduzidos na Educação Infantil e que adquirem novas dimensões no Ensino Fundamental I, sendo gradativamente intensificados no Fundamental II até a sua conclusão. O fechamento destes eixos se dá no Ensino Médio, quando a etapa da educação básica é concluída. A partir deste momento, nosso aluno está pronto para os desafios que seguem, uma vez que terá construído um sólido CONHECIMENTO em todas as áreas, um amplo REPERTÓRIO CULTURAL, assim como terá desenvolvido competências socioemocionais importantes para a prática da CIDADANIA em todas as suas esferas e para seu crescimento pessoal e profissional, de acordo com seus projetos de vida.

Assim, um dos focos do projeto nesta etapa da educação é a preparação para os vestibulares e para o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Prepará-los academicamente e emocionalmente para estes desafios é fundamental, uma vez que são estes os exames de acesso ao ensino superior, para que os alunos deem continuidade aos seus estudos nas carreiras escolhidas.

Desta forma, os cursos das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) abarcam todos os conteúdos do ENEM e dos editais das principais universidades públicas estaduais e federais, além das universidades privadas de renome.

A linguagem artística, representada por diversas formas de expressão da arte e manifestação da cultura, assim como a língua estrangeira (Inglês) ficam contempladas tanto no eixo de conhecimento quanto de cultura e, por esta razão, assumem papel bastante importante no projeto. São formas de ampliar a visão de mundo do aluno, torná-lo produtor e consumidor de arte, aguçar sua criatividade e prepará-lo para as demandas da globalização com toda a diversidade cultural e linguística que ela impõe.

A Educação Física e as atividades esportivas perpassam todo o ciclo da educação básica, assim como as atividades extracurriculares culturais, ampliando as possibilidades de participação social dos alunos. Por meio delas, é possível desenvolver e aprimorar habilidades físicas específicas, assim como se configuram em um importante recurso para a construção gradativa das competências socioemocionais, como o trabalho cooperativo, a tomada de decisão e a capacidade de lidar com pressão. Valores como respeito e ética são o fio condutor de todas as ações educativas no ATENEU, mas nestas áreas ficam ainda mais evidenciadas, já que estão relacionadas ao ganhar e perder.

Projetos interdisciplinares, sequências didáticas e aulas dialogadas estão entre as principais estratégias utilizadas pela equipe de professores, assim como uma etapa de revisão cuidadosamente planejada. Os simulados, organizados para que o aluno, gradativamente, aprenda a dimensionar o tempo, a lidar com o elemento surpresa e a aprimorar suas estratégias de realização de provas também são fundamentais nesse processo de preparação.

Grandes projetos organizados anualmente, além de outros de menor porte ou sequências didáticas, são pensados para enriquecer e aprofundar o trabalho, por exemplo, com leitura e escrita (Semana Literária), com línguas estrangeiras (Semana de Línguas Estrangeiras – Inglês), com atualidades e/ou aulas especiais por meio do Ateneu Plus, além da Mostra Cultural, que abarca diversos projetos interdisciplinares de diferentes áreas, dentre outros. E como ampliação de repertório cultural, contamos com saídas pedagógicas a museus, teatro, exposições, além de um evento interno de valorização da expressão artística, o FICCA – Festival Interno Cultural do Colégio ATENEU.

Em relação à cidadania, trata-se de um eixo interligado aos demais, à medida em que dele emergem as situações cotidianas que são regidas pelo limite da regra. Dele também partem ações como as assembleias de sala – discussões sistemáticas e organizadas acerca das questões do dia a dia, focando no respeito como elemento primordial da convivência e da prevenção ao bullying. As assembleias podem ser consideradas como um modelo estruturado de exercício da democracia, quando o aluno tem voz e voto, pode sugerir e propor soluções, da mesma forma que deve saber ouvir e aceitar a opinião alheia. É também neste eixo de trabalho que estão organizadas as ações de orientação de estudos e um trabalho organizado de apoio por meio de monitorias, como forma de atingir metas e objetivos acadêmicos. Trata-se de mais uma frente de trabalho contínuo e gradativo de desenvolvimento das competências socioemocionais, tais como resiliência e determinação. Perpassando o eixo da cidadania também está a prática solidária, sempre presente a partir de problematizações colocadas aos alunos de diferentes formas, em diferentes contextos, momentos e situações ao longo de sua vida escolar.

Especialmente estruturado para atender aos alunos aos estudantes do Ensino Médio, um programa de orientação profissional que tem início já a partir do 1o ano auxilia nosso aluno na escolha de sua carreira e da universidade que deseja cursar. Em um momento de tantas incertezas, a parceria com a família se fortalece para que, juntos, a orientação ao aluno seja o mais assertiva possível com disponibilização de informações, discussões sobre profissões, encontros com profissionais de diversas áreas, participação em eventos de orientação profissional, além de pesquisas e visitas a universidades.

E para que nosso projeto pedagógico seja colocado em prática, os espaços são estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização de alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aula ou convivência. Assim, nossas amplas e arejadas salas de aula, o laboratório de ciências, espaço Maker, a quadra e o ginásio poliesportivo, as salas de dança, ginástica, judô e música, a sala de leitura, o auditório e o pátio, assim como a piscina, são alguns dos principais espaços colocados à disposição dos nossos alunos.

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