BERÇÁRIO

Nosso Berçário é um ambiente acolhedor, arejado e cuidadosamente preparado e pensado para o bem-estar e para o brincar livre do bebê.

Do mobiliário aos materiais, da organização dos espaços à programação da rotina, da orientação e acompanhamento das educadoras à garantia dos cuidados essenciais próprios desta fase, tudo está estruturado de forma que o bebê se desenvolva integralmente e de forma saudável e segura.

Nossas educadoras estão preparadas para estabelecer vínculos com os bebês, para que eles se sintam protegidos e estimulados ao movimento livre, com foco no brincar. Estão sempre atentas às linguagens, àquilo que o bebê quer dizer, mesmo que não verbalmente. Respeitam o ritmo e o tempo de cada um, assim como sua singularidade. Suas práticas favorecem as habilidades inatas dos bebês, como preparar o ambiente para a exploração, bem como selecionar e organizar brinquedos e materiais para cada fase. São observadoras, não apenas no sentido do cuidado, mas também da interação que gera confiança para que o bebê selecione, a partir do que experimenta e ouve, os conteúdos de que precisa.

Exploração sensorial com texturas, aromas e cores são estímulos imprescindíveis nesta faixa etária e, por isso, sequências didáticas com esta proposta são realizadas sistematicamente junto aos bebês. Alguns exemplos ficam por conta da exploração de argila, massa de amido de milho, frutas e legumes.

Durante a rotina, oferecemos, ainda, o momento de musicalização, que estimula o enriquecimento da comunicação corporal e explora os campos táteis e visuais, além de proporcionar muito prazer aos bebês.

Além do ambiente exclusivo do Berçário, que possui circuito interno de câmeras, outros espaços são colocados à disposição dos bebês, tais como o Espaço Recreativo e o Solário (área aberta com iluminação natural), ampliando a possibilidade de exploração e interação em momentos organizados exclusivamente para eles, com todos os cuidados necessários.

A alimentação é oferecida no Berçário a partir de um cardápio elaborado por Nutricionista, organizado por faixa etária (4 a 8 meses; 8 a 12 meses; 12 a 18 meses), atendendo às necessidades nutricionais de cada fase.

EDUCAÇÃO INFANTIL – PROGRAMA BILÍNGUE

Nosso Projeto Pedagógico tem como eixos de trabalho o que denominamos de 3 C’s (Conhecimento, Cultura e Cidadania), eixos introduzidos na Educação Infantil e que adquirem novas dimensões nos segmentos subsequentes para uma formação ampla e consistente do nosso aluno ao fim da educação básica.

A Educação Infantil do Colégio Ateneu está comprometida, essencialmente, com a infância e sua cultura de brincar, explorar, conviver, conhecer, imaginar, criar, expressar-se e experimentar. Acreditamos na importância de a criança “ser criança” e valorizamos o brincar como um bem fundamental nesta fase. Por meio das brincadeiras, a criança vai gradativamente se autoconhecendo, conhecendo seus pares, criando e elaborando hipóteses a respeito do mundo, construindo sua identidade e aprendendo de diferentes formas com confiança.

Por esta razão, nossa Educação Infantil está estruturada de maneira a colocar à disposição das crianças inúmeras possibilidades de exploração, desde uma grande diversidade de materiais até espaços e atividades que estimulem sua imaginação e criatividade, assim como seu desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial.

No lugar de brinquedos prontos, materiais dos mais diversos tipos, cores, texturas, tamanhos e formas para que a criança manuseie, crie livremente, teste hipóteses, enfim, explore e, assim, amplie seu universo e aprenda constantemente. Desta forma, ela vai desenvolvendo sua autonomia de pensamento e atitude, torna-se produtora de arte – da sua própria arte – e mantém sempre viva a sua curiosidade.

Oferecemos uma estrutura que valoriza a arte, a expressão e a cultura. Atividades como música estão presentes de maneira sistemática, assim como ouvir histórias, manusear/ler livros e manter contato com outras formas de expressão artística, quer seja em visitas a exposições e teatro ou por meio de sequências didáticas que tratam desse eixo, tais como releitura de obras de arte utilizando-se diferentes técnicas.

O processo de alfabetização inicia-se nos anos finais da Educação Infantil, sendo concluído no Ensino Fundamental I e as propostas partem de situações do cotidiano para que seja atribuído sentido pela criança. Desta forma, uma lista de nomes da turma, por exemplo, assim como os ingredientes de uma receita de uma atividade culinária podem se tornar disparadores de atividades de leitura e produção escrita com desafios gradativos, de acordo com o ritmo de cada um.

E neste contexto de um projeto amplo, que contempla as dimensões culturais, artísticas, da exploração de espaços e materiais, do corpo e do movimento, das relações com o outro e da construção da identidade da criança, o programa bilíngue possibilita a aquisição da língua inglesa de maneira integrada às atividades idealizadas dentro de cada eixo de trabalho. De forma natural e preservando a ludicidade, o programa bilíngue também apresenta elementos da cultura de países falantes de língua inglesa para uma aprendizagem mais significativa, que abarca a diversidade cultural. O processo de alfabetização fica preservado na língua portuguesa e o trabalho com Inglês é desenvolvido na oralidade nesta fase, sendo que leitura e escrita em inglês são inseridas somente a partir do Ensino Fundamental.

E para que nosso projeto pedagógico seja colocado em prática, os espaços são estruturados para acomodar as diversas estratégias didáticas e formas de organização de alunos, individualmente ou em grupo, em situação de aula, convivência ou momento de alimentação. Assim, nossas arejadas salas de aula, o espaço recreativo, ateliê de artes, solário (área de convivência externa com iluminação natural), refeitório, a quadra, as salas de dança e judô e o auditório, assim como a piscina são alguns dos principais espaços colocados à disposição dos nossos alunos.